Por que Deus Sempre Pedia para Juntar Todos os Pedaços de Alimentos que Sobravam?

Essa dúvida talvez surja para você ao ler o capítulo 12 de Êxodo ou o capítulo 6 de João:

“Se uma família for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi-lo com seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme o que cada um puder comer.”
(Êxodo 12:4)

“Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar.”
(Êxodo 12:10)

“Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: ‘Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado.'”
(João 6:12)

Eu não sei se você já parou para refletir sobre isso, mas essa questão chama a atenção, principalmente quando comparamos com outros textos bíblicos, como o de 2 Reis 4:7, quando Deus, por meio do profeta Eliseu, multiplica o azeite da viúva e manda que ela viva do que sobrar:

“Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: ‘Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar.’”
(2 Reis 4:7)

Aqui, já começamos a entender a importância das “sobras” para Deus. O que sobra de Seus milagres é tão valioso que pode sustentar famílias inteiras.

O Significado das Sobras no Contexto Bíblico

Mas é com o próximo texto que a gente consegue entender ainda mais:

“Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.”
(Lucas 5:6-7)

Esse texto mostra como Deus, ao realizar Seus milagres, não abençoa apenas uma pessoa, mas todos ao redor. Pedro, que não havia pescado nada a noite toda, obedeceu à palavra de Jesus e lançou as redes novamente. A quantidade de peixes foi tanta que ele precisou chamar seus companheiros para ajudar a puxar as redes, pois estavam se rompendo.

Milagres que Transbordam para os Outros

Em João 6, vemos Jesus multiplicar 5 pães e 2 peixinhos para alimentar quase 5 mil pessoas, e ainda sobraram 12 cestos cheios. As sobras representam não apenas o milagre para os presentes, mas para todos aqueles que quisessem participar.

No Êxodo, Deus ordena que os israelitas comam o cordeiro da Páscoa em família, mas se sobrar, devem chamar os vizinhos para comer juntos. Se mesmo assim sobrar, o restante deve ser queimado pela manhã. Para Deus, não há sobras quando se trata do cordeiro, que simboliza Jesus Cristo.

O cordeiro é tão poderoso que cada pedacinho tem o potencial de transformar vidas para sempre.

As Sobras de Deus Abençoam Outros

Então, o que tiramos como lição desta pergunta é que todo milagre que Deus faz em nossa vida é também para abençoar outros ao nosso redor. Se você está pedindo um milagre a Deus, reflita: ele é só para você ou também para abençoar pessoas próximas?

Deus abençoe!

Compartilhe como preferir

WhatsApp
Facebook
Email