Pastor e advogada são investigados por desvio de bens da igreja PROIDE na Operação Purificação

Por: Redação
Pastor Samuel Bello PROIDE investigado por desvio de bens

Justiça bloqueia R$ 1 milhão em bens e impõe restrições a ex-líder religioso da PROIDE e sua advogada

Polícia Civil deflagra operação contra crimes em antiga liderança evangélica

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou nesta segunda-feira (31) a Operação Purificação, com foco na investigação de crimes cometidos na antiga liderança da igreja evangélica Projeto IDE (PROIDE), localizada em Cabo Frio (RJ). Os principais alvos da ação são o ex-pastor Samuel Bello e a advogada Joice Alves Nunes, ambos indiciados criminalmente por suspeita de falsidade ideológica, abuso de poder e desvio de patrimônio da igreja.

Liderança teria manipulado assembleias para obter controle da instituição

De acordo com os investigadores, Samuel Bello teria manipulado assembleias internas da igreja para assumir a presidência da instituição. Uma vez no comando, teria passado a se beneficiar financeiramente com bens da igreja, incluindo embarcações, imóveis e artigos de luxo.

📱 Participe do Canal Bíblia na Prática no Telegram.

Justiça determina bloqueio de bens e impõe restrições aos acusados

Diante das evidências, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 1 milhão em bens dos acusados. Além disso, ambos foram afastados da administração da igreja, tiveram os passaportes recolhidos, sigilos telefônicos quebrados, e estão proibidos de se aproximar de qualquer bem pertencente à PROIDE.

Igreja PROIDE já teve forte atuação social, mas foi desativada em 2022

Fundada em 1997, a PROIDE chegou a ter ampla atuação social na Região dos Lagos, com escolas particulares e unidades em outros estados do Brasil. Contudo, denúncias de abuso psicológico, controle sobre membros e autoritarismo espiritual levaram ao encerramento das atividades da igreja em 2022.

Advogado critica abusos e defende nova liderança para a instituição

O advogado Jeferson Brandão, que acompanha o caso, se manifestou com firmeza:

“Este é apenas o início do fim dos abusos religiosos e da instrumentalização de instituições religiosas para enriquecimento de seus líderes e demais beneficiários.”

Brandão também afirmou ser favorável à reconstrução da igreja com nova diretoria:

“A arrogância, tirania e abusos religiosos destruíram todo o trabalho. Eu apoio totalmente que essa instituição retorne com nova liderança. Caso contrário, a liquidação, com leilão dos bens, seria o único caminho.”

Prazo de 10 dias para nova diretoria ser eleita

A Justiça estabeleceu um prazo de 10 dias para a convocação de uma nova assembleia, com o objetivo de eleger uma nova diretoria para a PROIDE. Até o momento, o ex-pastor Samuel Bello não se pronunciou publicamente sobre a operação.

Reflexão cristã: zelo com a obra de Deus e integridade na liderança

A Palavra de Deus é clara ao orientar líderes a agirem com temor e responsabilidade diante da obra do Senhor. É necessário discernimento para não permitir que o ministério se torne instrumento de vaidade ou enriquecimento ilícito.

“Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus…” – Tito 1:7

Que essa situação sirva de alerta à igreja brasileira para manter o foco na missão, na transparência e na integridade.

Continue acompanhando nosso blog

Para mais notícias, reflexões bíblicas e temas relevantes para o corpo de Cristo, continue navegando em nosso Portal. Que a verdade e a justiça prevaleçam em cada ministério.

Compartilhe como preferir

WhatsApp
Facebook
Email