Olá! Tudo bem? Eu sou o João, e hoje quero falar de um assunto muito interessante que me deixou em dúvida por muito tempo. No capítulo 1 de Jeremias, há uma parte onde Deus dá uma visão para o profeta, e eu sempre me perguntei: por que Deus mostrou para ele um ramo de amendoeira?
Olha o que diz a Palavra:
“E a palavra do Senhor veio a mim: ‘O que você vê, Jeremias?’ ‘Vejo o ramo de uma amendoeira’, respondi. O Senhor me disse: ‘Você viu bem, pois estou vigiando para que a minha palavra se cumpra.’”
(Jeremias 1:11-12)
Pois bem… muitas vezes ouvi que Deus estava apenas “testando” Jeremias, como se fosse uma espécie de calibragem profética para ver se ele estava apto a enxergar visões. Mas eu descobri que é algo muito mais profundo e faz total sentido Deus ter mostrado aquele ramo de amendoeira para ele.
Então, se você quer descobrir de uma vez por todas o porquê disso, continue lendo e, se você for edificado, compartilhe com outras pessoas. Vamos lá!
Entendendo a Vara de Arão em Números 17
Para entender melhor a visão de Jeremias, precisamos voltar lá em Números 17, quando Deus manda Moisés pegar doze varas, uma de cada tribo de Israel, e a vara que florescesse seria a escolhida por Deus. Dentre as varas, a de Arão floresceu, brotou, produziu botões, flores e amêndoas maduras. Isso simbolizava que Arão era o escolhido por Deus.
O que quero que você entenda aqui é que as varas representam pessoas. Cada vara, como a de Arão, simboliza alguém que está ligado a Deus e, por isso, dá frutos.
A Ligação com o Ramo de Amendoeira
Quando Deus mostrou o ramo de amendoeira para Jeremias, Ele estava reforçando uma mensagem de vigilância e de cumprimento de Suas promessas. A amendoeira, por florescer cedo, era um sinal de que Deus estava atento para fazer valer Sua palavra.
Essa visão também tem uma forte ligação com João 15, onde Jesus fala sobre a videira e os ramos:
“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira…”
(João 15:4)
Ou seja, Deus estava mostrando para Jeremias que, assim como o ramo de amendoeira floresce, a Palavra dEle se cumpre e traz frutos na vida de quem permanece Nele.
Deus Cumpre Suas Promessas
E onde Jeremias entra nisso tudo? Simples. No versículo que antecede a visão, Deus diz:
“Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e plantar”
(Jeremias 1:10)
O que Deus estava mostrando é que Ele iria cumprir tudo o que falou a Jeremias. Embora Jeremias fosse jovem, ele era escolhido por Deus. E através dessa visão, Deus estava assegurando: “Eu escolhi você. Eu estou vigiando para que minha Palavra se cumpra na sua vida”.
Conclusão: Você Também Pode Dar Frutos
Assim como Deus mostrou a Jeremias que Suas promessas se cumpririam, Ele também tem promessas para a sua vida. Você pode estar se sentindo como uma vara seca agora, mas Deus é capaz de transformar sua vida da noite para o dia, assim como fez com a vara de Arão. Ele pode fazer você florescer e dar frutos, desde que você permaneça conectado Nele.
Então, cuida de estar conectado à Videira. O resto é com Deus. Obedeça, e tudo vai se cumprir.
Amém?
Se você quer saber mais sobre como alcançar as promessas de Deus, preparei um material que pode te ajudar a caminhar no propósito de Deus. É um passo a passo simples e prático para te colocar na direção certa. Clica aqui e dá uma olhada.